Nossa História

 A Missão Evangélica Pentecostal do Brasil

The Church By the Side of the Road 

Tudo começa no ano de 1924 em um domingo como outro qualquer, se não fosse o local, e o que haveria de acontecer naquela bela manhã na cidade de Seattle (Washington) nos Estados Unidos da América. Um grupo de religiosos costumava reunir-se para realizar estudos bíblicos em uma escola de Seattle, aos domingos. Eram pessoas participantes de várias denominações que visitavam a Thandyke School para estudar e orar com o dirigente daquelas reuniões. Certo dia, Doutor Price dirigente daquelas reuniões passou por uma experiência inesquecível. Aquele grupo tinha como meta principal o estudo das Escrituras, para isso se reuniam naquela escola, porém Dr. Price mais e alguns daquele grupo que o acompanhavam, foram testemunhas de uma experiência espiritual. Segundo ele, aquelas pessoas, descobriram naquele momento, os dons espirituais que Deus havia prometido em Atos dos Apóstolos. A ênfase daquela experiência do batismo com o Espírito Santo era o falar em outras línguas. Logo aquele local de reunião já não comportava a quantidade de pessoas que chegavam ali e tornava-se, então, inadequado para as reuniões. Vinham pessoas de várias partes da cidade para assistir aos estudos na escola bíblica dominical e experimentar aquela experiência que estava acontecendo na pequena comunidade que se formava. Uma propriedade localizada entre a Estrada Militar e a Rodovia do Pacífico que seria o local que Deus havia mostrado a irmã Hannah Gorenson para aquela comunidade adquirir. Era o começo daquela que seria chamada The Church By the Side of the Road (Igreja da Beira da Estrada). Teve inicio então a agencia mantenedora de Harland, Hazel Graham e Harold e Ethel matson, missionários que viriam ao Brasil para evangelizar na nova fé pentecostal. 

 

A chegada ao Brasil

 

No dia 11 de novembro do ano de 1939 às 10:30h, chegaram a cidade de Manaus, no Brasil, os Missionários Harland Edwin Graham e Hazel Evelyn Rader Graham enviados pela The Church of the Side of the Road (Igreja da Beira da Estrada) na cidade de Seattle, EUA. Foram enviados pelo pastor Ralph J. Sander ao Cônsul do Brasil em San Francisco – Califórnia, o Sr. Alfredo Polzin, apresentando-os como missionários. Chegando ao Brasil deveriam entrar em contato com o superintendente da Sociedade Bíblica Britânica, o Sr. Harold Moro que recomendou um contato com um casal de membros da Igreja Batista Regular que os recebeu hospedando-os em sua residência durante um período de seis meses, ensinando-lhes um pouco da língua portuguesa e ainda ajudando-os a conseguir uma casa para alugar na rua Alexandre Morim, em Manaus. Foi neste período que Harland e Hazel Graham conheceram alguns membros da Assembléia de Deus (inclusive os missionários fundadores daquela denominação) que os receberam, contribuindo para o aprendizado da língua, costumes e cultura, bem como os trabalhos realizados por aquela denominação nos bairros e cidades vizinhas a Manaus. Nesse mesmo ano chegam a Manaus vindos do Canadá, o casal de missionários Ethel Wesley Matson e Harold Wesley Matson para auxiliar Harland e Hazel Graham. Iniciaram sozinhos os trabalhos de evangelização e discipulado, organizaram um templo no ano de 1941 e realizaram o primeiro batismo em terras brasileiras, no ano de 1942.

Tenda Catedral

A chegada ao Nordeste

Harold Matson viaja a convite para Natal, Rio Grande do Norte, no ano de 1945, logo depois, chega Harland Graham e sua esposa, Hazel Graham. No dia 25 de junho de 1949, organiza-se em Natal a Missão evangélica Pentecostal do Brasil. A Igreja ficara conhecida como Tenda Catedral devido o uso de tendas de circo, emprestadas pela Igreja do Evangelho Quadrangular, para as reuniões naquela cidade. O início da MEPB em Natal foi responsável por transformações nas igrejas desta cidade quando leva para Natal grandes tendas de lona para conferências de avivamento com um Pastor americano da Igreja do Evangelho Quadangular, Pr. Eugene Stubbs. Esta fora a primeira vez que a cidade testemunha eventos de pregações com grandes aglomerações ao ar livre, com curas de diversas doenças através da oração. Logo depois a Igreja expandiu-se para o interior do Estado, como Lages e Angicos, passando para João Pessoa em 1950, Fortaleza em 1955 e finalmente chega a Recife em 1963. Em todos os Estados por onde passou o início das atividades fora marcado pela armação de tendas.


Tenda Catedral
Imagem da Tenda Catedral em Natal - RN

A Missão Evangélica Pentecostal do Brasil

The Church By the Side of the Road

Congregação em Jucurutu

História do início do trabalho da MEPB em Jucurutu

Fundada no dia 09 de Setembro de 2009 pelo casal Ernandes Nogueira de Lucena e Meriane Medeiros Dias com um Culto Inaugural na Casa situada a Rua Simão Henrique de Brito no Bairro Santa Isabel da Cidade de Jucurutu/RN, endereço onde foram realizadas as primeiras ações missionárias de nossa denominação na cidade;
No culto inaugural estava presente a família composta por:
Ernandes Nogueira de Lucena e Meriane Medeiros Dias e seus filhos Miguel Ernandes Dias Lucena e Gabriel Ernandes Dias Lucena.
E ainda o Casal: Lindomilson Nilo da Silva e Joseana Alexandre Vale.
Nesse primeiro culto  tratou-se sobre a necessidade de investir tempo em oração por vidas para Cristo e para edificação e solidificação desse projeto (MEPB- Jucurutu).
Na semana posterior deu-se inicio ao projeto que levava estudo bíblico a casa das pessoas, e apesar das dificuldades por não haver ainda maior conhecimento com as pessoas da cidade, nos três primeiros meses dezenas de vidas foram evangelizadas e dentre essas pessoas surgiram às primeiras conversões.
Com Três meses de missões em Jucurutu, mais um passo é dado rumo ao Ide de Jesus, quando o ainda ponto de pregação da MEPB em Jucurutu inicia o evangelismo no sitio Peixoto a 9 km da Cidade de Triunfo Potiguar e por conseqüência na cidade de Triunfo Potiguar o que resultou num período de dois meses em um numero de 15 novas conversões.
No dia 14 de Março de 2010 a MEPB em Jucurutu realiza o primeiro batismo nas águas e nessa mesma data também foi realizado o primeiro culto de Santa Ceia.
O trabalho cresce e os cultos não mais realizados dentro da casa por falta de espaço físico agora são realizados na rua, surge à necessidade de alugar um prédio que comporte o pequeno rebanho, o que só veio a acontecer no mês de Junho de 2010 quando inauguramos o nosso primeiro templo em Jucurutu lugar onde permanecemos durante um ano, precisando sair após esse período porque o lugar não correspondia mais com espaço suficiente para os congregados e visitantes principalmente em cultos que tinham uma concentração maior de visitantes em programações especiais.
Agosto de 2010 foi realizado o primeiro impacto evangelístico que rendeu muitos frutos, com conversões imediatas e conseguintes.
Nos dias 03, 04 e 05 de Setembro de 2010 comemoramos um ano de atuação da MEPB em Jucurutu, e nesse dia 05 de Setembro realizamos o segundo batismo nas águas.
Janeiro de 2011 é realizado o primeiro simpósio Viver em Cristo onde 19 pessoas foram certificadas com diploma; Coincidindo com a entrega dos diplomas do simpósio no dia 30 de Janeiro de2011 realizamos o terceiro batismo nas águas.
No dia 19 de Junho de 2011 é inaugurado um novo endereço para a congregação.
Nos dias 23, 24 e 25 de Setembro de 2011 comemorou-se o segundo ano da Missão em Jucurutu, Realizando-se no dia 25 de Setembro o quarto batismo nas Águas.
Ao final de 2011 a congregação contou 35 membros 17 congregados e 17 crianças.                    
   A Deus seja toda honra e toda gloria para todos sempre!